quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Memória Encontro dia 11/08/2011

Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Pedagógica
Ensino Fundamental
Assessoria Pedagógica da Região Leste


Encontro de Professores de 3º Ciclo
Filosofia – 11/08/2011

Presentes: Patrícia Brasil (assessoria 3º ciclo regional leste), Marco Mello e Rita de Cássia Mello ( EMEF Nossa Senhora de Fátima); Alexandre Bueno (EMEF Dep. Marcírio Goulart Loureiro), Vinícius Petry (EMEF Saint’Hilaire), Thaís Kafer ( EMEF América);



Após a rodada de apresentação, Patrícia deu as boas vindas e apresentou a  sistemática de trabalho da tarde. A proposta do trabalho consistia em 3 etapas: uma discussão sobre a adolescência, seguida de uma retomada das características da rede, finalizando com as práticas pedagógicas realizadas pelos colegas na disciplina de Filosofia nas escolas municipais de ensino fundamental da região leste.
Para iniciar a discussão assistimos uma pequena esquete do Terça Insana intitulada Adolescente ( disponível no youtube).
Desconsiderando que a esquete tratava de uma adolescente de classe média foi possível encontrar semelhanças com os nossos alunos. A professora Thaís apontou que os alunos acham os professores velhos. O professor Marco apontou a semelhança em 3 pontos: O apelo ao consumo, a questão da identidade e do conflito de gerações, e a sexualidade. Patrícia destacou algumas características desta fase, tais como a vaidade, a importância do grupo, o comportamento insistente e imediatista. A postura desafiadora de autoridade bem como a dificuldade de “relacionar-se” com pessoas mais velhas (família, professores, etc). No material entregue aos professores foi retomada as características desta fase e como se organiza o pensamento destes alunos. Patrícia pontou que a dificuldade dos nossos alunos não é o acesso às informações, mas a dificuldade de selecionarem as informações. Que hoje o ensino não pode mais se concentrar em aulas puramente expositivas e se faz necessário uma apropriação das novas tecnologias e sua inserção em sala de aula.

O professor Marco relata que os nossos alunos da RME PMPA, por localizarem-se em bairros periféricos e de extrema vulnerabilidade social, poder-se-ia chamar de favela. Após a constatação de diferentes realidades (como Marcírio e Saint’Hilaire), O professor Vinícius apontou que a realidade da Saint’Hilaire e do seu entorno, é diferente do que foi relatado pelo colega Marcos.
A professora Thaís expôs uma caminhada que o 3º ciclo da EMEF América realizou nas suas imediações, e na quantidade de material levantado para trabalhar com os seus alunos, de observação da realidade do local.  Professor Marco apontou que ele percebe que os alunos e a comunidade conseguem fazer uma leitura de sua realidade, mas que nestas comunidades está entranhado o senso comum.
Professor Alexandre questiona para onde estamos educando os nossos alunos. E relata a “indignação” de uma colega, que não “compreendia” a perspectiva de educar os alunos para trabalhar no Zaffari.
O Professor Vinícius questionou qual o objetivo do ensino de filosofia para nossos alunos e destaca as diferentes formações dos professores que trabalham com esta disciplina na rede. No encontro em maio havia apenas 2 professores formados na área, e os demais de diferentes disciplinas como geografia, história e pedagogia e que isto ao mesmo tempo oferece uma variedade de saberes, mas que também se perde algumas práticas filosóficas como, por exemplo, os exercícios de lógica.
Professor Alexandre relatou que procura trabalhar com os alunos alguns filósofos como Jean Paul Sartre, Michel Foucault, alguma coisa de Gilles Deleuze, Sócrates e Platão, entre outros. Que uma aula de filosofia precisa ser realizada através do diálogo. A professora Thaís colocou que precisamos escutar o que os nossos alunos dizem.
Professor Vinícius relatou que em sua prática pedagógica procura desenvolver com os alunos alguns conceitos filosóficos, por exemplo, como o de Liberdade e suas diferentes acepções.
Professor Marco relatou seu trabalho com seus alunos, que fez com eles uma pesquisa sobre quais os programas de Tv que seus alunos assistiam e quais os horários, que realizou uma análise dos dados e reflexão, observando o tempo que eles dedicavam a Tv. Depois realizou com eles os jornais que liam, os alunos construíram cartazes com as principais notícias, o professor Marco apresentou aos alunos diferentes jornais e sugeriu a produção de um jornal. Neste processo os alunos viram alguns filmes (A dieta do Palhaço, Crianças: a alma do negócio, Kids), entrevistaram pessoas da escola e da comunidade e produziram um jornal. Este jornal, em parceria com a professora de Português está sendo corrigido. 
Os professores relatam que os alunos apresentam dificuldade de escrita, de expor suas idéias, até oralmente.  Que é importante um trabalho em conjunto com as outras disciplinas. A professora Thaís relatou esta dificuldade, e de como os colegas pensam as disciplinas separadas uma das outras.
O professor Vinícius questionou sobre o avaliar em Filosofia, que os alunos precisam “publicizar” suas produções, e que esta disciplina exige, como exercício de pensamento, escrever e reescrever as idéias. 
Patrícia apresentou o desejo da secretaria em oportunizar mais espaço para estes encontros e que está prevista nova rodada de encontros em outubro, pensando na temática de Prova Brasil. O professor Marco questionou algumas políticas da secretaria e na descontinuidade do trabalho, que encontros como este são importantes e produtivos, com as discussões de práticas pedagógicas, e que percebe uma certa descontinuidade com o assunto da prova Brasil.
Patrícia explanou que para tentar amenizar esta descontinuidade, é desejo da assessoria pedagógica da região leste promover a formação de uma rede em ambientes virtuais como grupos de e-mail, blogs, entre outros.  Os professores presentes não desejaram assumir individualmente a construção do blog, e delegaram a tarefa para Patrícia.  O professor Marco sugere que seja ampliado para os professores de toda rede e relatou a experiência do SEDUC do Paraná
(http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/educadores/). O professor Vinícius relata o material disponível da professora Michele da EMEF Villa Lobos também disponível na web  (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/perfil.html?id=29794).

Ficou previamente agendada a data do dia 06/10, no turno da tarde, para um novo encontro de professores de Filosofia.







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